Previdência Social Auxílio Doença – Benefícios e consulta

Em caso de doença ou acidente (exceto domésticas), todo trabalhador que possua a Carteira de Trabalho assinada, terá o Auxílio Doença da Previdência Social. Sendo que será pago pelo empregador nos primeiros 15 dias consecutivos e, após esse período, caso necessário à partir do décimo sexto dia de afastamento será a Previdência Social a responsável pelo pagamento do Auxílio Doença.

Outros trabalhadores, inclusive domésticos que se encontrarem incapazes par exercer suas funções, o Auxílio será pago diretamente pela Previdência Social desde o início do período incapacitório até quando durar esse processo.

Previdência Social Auxílio Doença benefício

Para que o segurado (de carteira assinada, domésticas e demais) possa receber esse benefício, deverá ser feito um requerimento e este só poderá ser pedido caso ele (o segurado) tenha contribuído para a Previdência Social por um período mínimo de 12 meses, com excessão de casos de acidentes dentro ou fora do trabalho e de doenças profissionais – e também deverá ser comprovada a incapacidade (seja ela por invalidez, doença ou acidente) através de Perícia Médica da Previdência Social que realizará exames médicos.

O Auxílio  Doença da Previdência Social também beneficia aos portadores de algumas doenças não profissionais, fazerem o requerimento do benefício

contaminação por radiação (desde que laudo médico comprove), cegueira, hanseníase, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), tuberculose ativa, doença de Paget em estágio avançado (osteíte deformante), alienação mental, neoplasia maligna, cardiopatia grave, espondiloartrose anquilosante, paralisia irreversível e incapacitante, hepatopatia grave, doença de Parkinson, nefropatia grave.

Não fará jus ao Auxílio Doença os segurados que, no momento da filiação, sejam portadores de alguma lesão ou doença,  salvo casos que a incapacidade venha pelo agravamento da doença.

Previdência Social Auxílio Doença consulta

Até mesmo autônomos podem contribuir com a Previdência. Indo à uma Agência da Previdência Social e solicitando cadastro no sistema de contribuição facultativa e o valor dos pagamentos será calculado através da correção monetária.

O trabalhadores e todos segurados devem manter-se informados sobre sua situação com a Instituição e, para isso, existe o site da Previdênciaa Social onde pode-se esclarecer dúvidas sobre os benefícios, como marcar consultas às perícias médicas agendadas, marcação de exames periciais para o Auxílio doença. Também disponibilizam para impressão o formulário oficial de requerimento à Previdência Social, informações sobre casos de perda da qualidade de segurado, dados sobre o pagamento do auxílio e versões on line  de toda a Legislação criada para regulamentação do Auxílio Doença da Previdência Social.

Ainda no site, poderá encontrar dados e suportes sobre Auxílio Acidente e Auxílio Reclusão, entre outros.

www.previdencia.gov.br

Deixe uma resposta