Previdência Social Auxílio Doença – Benefícios e consulta

Em caso de doença ou acidente (exceto domésticas), todo trabalhador brasileiro que possua a Carteira de Trabalho assinada, terá o Auxílio Doença da Previdência Social. Sendo que será pago pelo empregador nos primeiros 15 dias consecutivos e, após esse período, caso necessário à partir do décimo sexto dia de afastamento será a Previdência Social a responsável pelo pagamento do Auxílio Doença.

Outros trabalhadores, inclusive domésticos que se encontrarem incapazes par exercer suas funções, o Auxílio será pago diretamente pela Previdência Social desde o início do período incapacitório até quando durar esse processo.

Previdência Social Auxílio Doença benefício

Para que o segurado (de carteira assinada, domésticas e demais) possa receber esse benefício, deverá ser feito um requerimento e este só poderá ser pedido caso ele (o segurado) tenha contribuído para a Previdência Social por um período mínimo de 12 meses, com excessão de casos de acidentes dentro ou fora do trabalho e de doenças profissionais – e também deverá ser comprovada a incapacidade (seja ela por invalidez, doença ou acidente) através de Perícia Médica da Previdência Social que realizará exames médicos.

O Auxílio  Doença da Previdência Social também beneficia aos portadores de algumas doenças não profissionais, fazerem o requerimento do benefício

contaminação por radiação (desde que laudo médico comprove), cegueira, hanseníase, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), tuberculose ativa, doença de Paget em estágio avançado (osteíte deformante), alienação mental, neoplasia maligna, cardiopatia grave, espondiloartrose anquilosante, paralisia irreversível e incapacitante, hepatopatia grave, doença de Parkinson, nefropatia grave.

Não fará jus ao Auxílio Doença os segurados que, no momento da filiação, sejam portadores de alguma lesão ou doença,  salvo casos que a incapacidade venha pelo agravamento da doença.

Previdência Social Auxílio Doença consulta

Até mesmo autônomos podem contribuir com a Previdência. Indo à uma Agência da Previdência Social e solicitando cadastro no sistema de contribuição facultativa e o valor dos pagamentos será calculado através da correção monetária.

O trabalhadores e todos segurados devem manter-se informados sobre sua situação com a Instituição e, para isso, existe o site da Previdência Social onde pode-se esclarecer dúvidas sobre os benefícios, como marcar consultas às perícias médicas agendadas, marcação de exames periciais para o Auxílio doença. Também disponibilizam para impressão o formulário oficial de requerimento à Previdência Social, informações sobre casos de perda da qualidade de segurado, dados sobre o pagamento do auxílio e versões on line  de toda a Legislação criada para regulamentação do Auxílio Doença da Previdência Social.

Ainda no site, poderá encontrar dados e suportes sobre Auxílio Acidente e Auxílio Reclusão, entre outros.

www.previdencia.gov.br

12 Responses

  1. Antonio Jair Flores junho 18, 2014 / 11:45 pm

    Meu beneficio foi cessado dia 14 de junho aprorrogação da pericia ficou so para o dia 26 de junho o que devo fazer não tinha vaga na pericia eu vou ganhar esses dias enquanto espero a pericia me ajude eu preciso saber

  2. MARIA MAURA DO NASCIMENTO julho 7, 2014 / 3:58 pm

    EU TENHO SEIS ANOS TOMO REMÉDIO PRA DEPRESÃO NÃO CONSIGO FICAR MUITO TEMPO SENTADA MAS MASMO ASSIM TENTO ARUMAR TRABALHO E NINGUEM ME ACEITA NA ENTREVISTA TENHO VINTE E CINCO ANOS DE TRABALHO E CIQUENTA E SETE ANOS

  3. MARIA CRISTINA AMARO ALMEIDA agosto 4, 2014 / 2:31 pm

    Gostaria de saber qual é o período que empresa tem para demitir um funcionário apos alta do auxilio doença, pois estou preocupara com essa situação devido a empresa se negar me receber mesmo depois da alta, poia alega que tenho que fazer novos exames e mostrar realmente que estou apta mesmo depois de apresentar vários exames, laudo do médico particular e do trabalho. Por favor me esclareçam.

  4. MARIA CRISTINA AMARO ALMEIDA agosto 4, 2014 / 2:32 pm

    Preciso esta informada sobre a minha situação perante a empresa. Grata,

  5. mauricio vicente teodoro agosto 22, 2014 / 10:19 pm

    ola boa noite
    gostaria de saber porque me negarao 3 vezes meu pedido de aux.doença ..estou com um grave problema de coluna cervical e artrose comprovado em laudos medicos de diferentes medicos
    fiz uma pericia dia 24/01/2014 ate agora nao fiquei sabendo de nada se me concedeu o beneficio ou nao
    nao consigo trabalhar de tanta dor, nao posso fazer movimentos rapidos no corpo
    estou tomando todos os medicamentos mas esta sendo dificil,
    preciso de ajuda ok,hoje fiz uma tomografia computadorizada
    aguardo a ajuda certo
    nao estou tendo nem dinheiro pra comprar os medicamentos que nao sao baratos
    ate mas

  6. Eudes fevereiro 3, 2015 / 2:57 am

    Muito pratico

  7. Miriam Carlos neves março 17, 2015 / 6:02 pm

    Boa tarde!

    Tenho Duvidas quem recebe Loas mais continua pagando o INSS tem direito a auxilio doença ?????

  8. Miriam Carlos neves março 17, 2015 / 6:23 pm

    O que é hemodialise de Caruaru, é alggo deferente das outras hemo???

    • admin março 31, 2015 / 8:11 pm

      Miriam, nós não sabemos responder sua dúvida, para isso é melhor consultar diretamente com o centro de hemodialise de sua cidade.

  9. Maria José Ferreira da Silva março 19, 2015 / 5:28 pm

    Boa tarde!! Foi feita a mídia na televisão, sobre os benefícios de se pagar o INSS, e os direitos que os previdenciários teriam, incluindo as donas de casa como baixa renda, então fiz minha inscrição confiante que em uma eventual necessidade estaria segurada, pago a 3 anos o GPS…..Agora estou com problemas de saúde sérios dei entrada para receber o auxilio doença 4 vezes fui aprovada pelos médicos, mas eles me negam o direito por conta de está pagando como baixa renda. Se pagar como baixa renda não me da direito ao benefício, então o porque da mídia na TV anunciando esse direito? E os valores que paguei, 5 porcento do salário mínimo ficam perdidos? Gostaria de uma resposta!

Deixe uma resposta